Tutor de cachorros: aquele que ama seu amigo peludo

Entenda de uma vez por todas por que é errado dizer que você é tutor de seu cachorro. Peço que leia até o final para que entenda por que tive que escrever esse texto, como uma forma de proteger os cães.

Eu coloquei esse tema “tutor de cachorro” para chamar sua atenção e mostrar que no Direito quando falamos em tutor estamos indicando uma pessoa que é responsável por uma criança ou adolescente, ou seja, alguém que ainda não atingiu a maioridade civil. De outro modo ao falarmos em curador temos uma pessoa que cuida de outra maior que passou por um processo de interdição.

Então, de uma forma bem simples podemos entender que nós somos pessoas e proprietários de nossos cães, gatos, porquinhos da índia, que são considerados bens semoventes.

Isso não significa que um proprietário pode maltratar, abandonar, ou seja, fazer o que queira com o bichinho.

Hoje temos em nosso sistema o conceito de função social da propriedade, que exige o cuidado desses seres que nós escolhemos cuidar.

Isso é importante pois às vezes a pessoa adota e não sabe exatamente se o bicho tem uma doença incurável, ou se o local comporta mais de um animal. Nesse caso, vale uma conversa franca com quem deu o bichano para você.

Tenha certeza que falar que é dono do seu cachorro não é errado, é o certo, e você é o proprietário consciente que dará muita educação (adestramento), atenção, abrigo e alimentação, cuidando como se deve dentro da função social da propriedade.

Dia da adoção
saiba mais
Crescidinhas
saiba mais
Previous
Next
LGPD e outras leis no Cidadania1000

lgpd e outras leis

Neste artigo iremos relacionar a LGPD (lei geral de proteção de dados) e outras leis do nosso ordenamento jurídico

Read More »

Licitacao

A nova lei de Licitações QUERO BAIXAR O MEU EBOOK CERTIFICADO

Read More »
MAPA DA LGPD PARA INICIANTES

MAPA DA LGPD PARA INICIANTES

Mapa da LGPD para iniciantes: objeto; fundamentos da proteção de dados; quem está sujeito a essa lei; glossário; princípios; importância de conhecer a LGPD

Read More »
socióloga Gabriela Santos

A mulher negra no Século XXI

A mulher negra no Século XXI, uma perspectiva sociológica e jurídica sobre as executivas no mercado de trabalho. Uma questão de representatividade no mercado de trabalho.

Read More »
aulas com certificado

Aulas com certificado

Você é da área jurídica e precisa de aulas com certificado para comprovar horas complementares na universidade ou faculdade em que estuda? Saiba como realizar

Read More »
Palestra sobre Superendividamento

Superendividamento

Podemos dizer que no Brasil o Superendividamento é uma construção da doutrina, pois não temos legisçação específica sobre o tema. A sociedade de consumo pode

Read More »